terça-feira, agosto 30, 2011

Plus Size

Atendendo a pedidos, hoje o post será sobre moda plus size. Apesar de que, para mim, se está fora da passarela, ou da revista, é plus size, teoricamente são números do 44 para cima.
De alguns anos para cá, a moda no Brasil vem se fortalecendo e ganhando cada vez mais importância, e como efeito colateral, a escravidão dos cortes europeus, com modelagens estreitas e muito compridas vem aos poucos se dissolvendo. Está mais fácil para a brasileira se vestir sem medo e mais confortável, independente do seu número, pois nossos estilistas enxergam um pouco melhor o padrão nacional. 
Além disso, a moda atual é bem democrática. Se observarmos as Fashion Weeks, todos os estilos estão presentes. E já não há mais limites para a criatividade. Hoje somos o que queremos ser, mesmo que cada dia se queira uma coisa diferente. Ninguém mais está proíbido na moda, as mais gordinhas estão liberadas para as estampas, e as magrinhas sem busto para os decotes.
Lógico que ainda existe sim um certo limite entre a elegância e o desleixo, mas mais por se vestir de acordo com a sua personalidade e com os locais frequentados, do que por estar com "5kg" a mais ou a menos. E as regras que servem para as mais cheinhas, funcionam para todas:

-Ter cuidado com a quantidade de pele aparente;
-Peças mais estruturadas, acinturadas e calças de corte reto vestem melhor;
-Não cortar horizontalmente a silhueta, preferir uma uniformidade;
-Evitar peças muito curtas ou muito longas, muito apertadas ou muito folgadas;
-Sempre usar o seu número certo;
-Evitar tecidos moles e que marquem muito, como jersey, malhas frias e sedas finas;
-Detalhes no colo, como colares, lenços e uma gola mais interessante, roubam a atenção da barriguinha, dos bracinhos, das coxas grossas...
-Não acredite que usar tudo o que está na moda lhe serve ou é elegante... tem muita coisa feia sendo desfilada por aí... e ter um pé no clássico sempre ajuda;
-Uma que quase ninguém comenta: algumas roupas compradas prontas, principalmente as mais finas, precisam de pequenos ajustes para ficarem perfeitas no corpo. O comprimento da barra da calça e do vestido, a largura da cintura, e retoques no busto (muitas vezes na altura dele), devem ser retocados;
-E a última: se conheça! Veja o que gosta, o que é mais forte e valorize, exponha! Abuse do espelho e da máquina fotográfica, erre e acerte, que com um pouquinho de paciência se descobre o que serve e o que deve ser evitado. Esse processo ainda pode trazer surpresas, como algo que vai contra a regra, mas em você funciona muito bem.

Essas regras são ou não para todas? Se a máxima "magra pode tudo" fosse verdade não haveria tanta celebridade mal-vestida, e as mais comedidas como Kate Middleton e Grazi Massafera não seriam as preferidas em estilo.

Imagem do site "Chic", de Glória Kalil

Para clarear mais tudo o que foi dito, sugiro que conheçam o "Entre Topetes e Vinis", um blog do site da revista Gloss, no qual a blogueira tem orgulho do seu corpo, e o enxerga como uma tela em branco para os mais variados looks! Conversei por e-mail com a Juliana Romano, e pedi permissão para colocar as imagens dos seus visuais de que mais gosto. Ela, muito fofa e simpática, me respondeu dando permissão. E aqui estão eles:

Clássica combinação em preto, branco e vermelho.

Perfeitinha!

As variações com sapatilhas e scarpin para quem
não gosta de coturno também ficam muito bem!

A-M-E-I!! Cópia já! (rs!)

Echarpe fofa!

A prova de erros!

Adorei também! Amo misturar estampas!

Mais jovem e ousado.

Acho que tenho muitos preferidos... (rs!)
Além de looks incríveis, Ju também capricha no cabelo e sempre ensina como fazer penteados legais! Para visitar sempre: http://gloss.abril.com.br/blog/entre-topetes-e-vinis/
Ainda sobre o "Entre Topetes e Vinis", em um post recente foi mostrada uma entrevista com a linda modelo plus size e jornalista, Carla Manso (também vale conferir). Carla é dona de uma loja virtual para manequins acima 44, a Best Size (http://www.bestsize.com.br/), e visitando encontrei outras peças lindas, sugestão para quem está querendo roupa nova! Acima de R$ 200,00 o frete é grátis, e, além das roupas, também vende acessórios.
Algumas de que gostei:

Adorei o short!

Tarde de sábado.

Regata linda!

O verão vem vindo!

Uma outra sugestão é o programa "Esquadrão da Moda". Ajuda muito na identificação do que veste melhor. Assisto mais o da Discovery Home&Health, mas o apresentado no SBT pode ser melhor, pois mostra uma maneira mais brasileira de se vestir, e não aquele estilo meio duvidoso das americanas.

Espero que tenham gostado deste post mais eclético. Sinto falta nas revistas não só das mais cheinhas, mas aonde estão as asiáticas, as negras, os cabelos cacheados, e as de traços indígenas? Tanta beleza ignorada!

Beijos,
Camila Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário