Atendendo a pedidos, hoje o post será sobre moda plus size. Apesar de que, para mim, se está fora da passarela, ou da revista, é plus size, teoricamente são números do 44 para cima.
De alguns anos para cá, a moda no Brasil vem se fortalecendo e ganhando cada vez mais importância, e como efeito colateral, a escravidão dos cortes europeus, com modelagens estreitas e muito compridas vem aos poucos se dissolvendo. Está mais fácil para a brasileira se vestir sem medo e mais confortável, independente do seu número, pois nossos estilistas enxergam um pouco melhor o padrão nacional.
Além disso, a moda atual é bem democrática. Se observarmos as Fashion Weeks, todos os estilos estão presentes. E já não há mais limites para a criatividade. Hoje somos o que queremos ser, mesmo que cada dia se queira uma coisa diferente. Ninguém mais está proíbido na moda, as mais gordinhas estão liberadas para as estampas, e as magrinhas sem busto para os decotes.
Lógico que ainda existe sim um certo limite entre a elegância e o desleixo, mas mais por se vestir de acordo com a sua personalidade e com os locais frequentados, do que por estar com "5kg" a mais ou a menos. E as regras que servem para as mais cheinhas, funcionam para todas:
-Ter cuidado com a quantidade de pele aparente;
-Peças mais estruturadas, acinturadas e calças de corte reto vestem melhor;
-Não cortar horizontalmente a silhueta, preferir uma uniformidade;
-Evitar peças muito curtas ou muito longas, muito apertadas ou muito folgadas;
-Sempre usar o seu número certo;
-Evitar tecidos moles e que marquem muito, como jersey, malhas frias e sedas finas;
-Detalhes no colo, como colares, lenços e uma gola mais interessante, roubam a atenção da barriguinha, dos bracinhos, das coxas grossas...
-Não acredite que usar tudo o que está na moda lhe serve ou é elegante... tem muita coisa feia sendo desfilada por aí... e ter um pé no clássico sempre ajuda;
-Uma que quase ninguém comenta: algumas roupas compradas prontas, principalmente as mais finas, precisam de pequenos ajustes para ficarem perfeitas no corpo. O comprimento da barra da calça e do vestido, a largura da cintura, e retoques no busto (muitas vezes na altura dele), devem ser retocados;
-E a última: se conheça! Veja o que gosta, o que é mais forte e valorize, exponha! Abuse do espelho e da máquina fotográfica, erre e acerte, que com um pouquinho de paciência se descobre o que serve e o que deve ser evitado. Esse processo ainda pode trazer surpresas, como algo que vai contra a regra, mas em você funciona muito bem.
Essas regras são ou não para todas? Se a máxima "magra pode tudo" fosse verdade não haveria tanta celebridade mal-vestida, e as mais comedidas como Kate Middleton e Grazi Massafera não seriam as preferidas em estilo.
Imagem do site "Chic", de Glória Kalil
Para clarear mais tudo o que foi dito, sugiro que conheçam o "Entre Topetes e Vinis", um blog do site da revista Gloss, no qual a blogueira tem orgulho do seu corpo, e o enxerga como uma tela em branco para os mais variados looks! Conversei por e-mail com a Juliana Romano, e pedi permissão para colocar as imagens dos seus visuais de que mais gosto. Ela, muito fofa e simpática, me respondeu dando permissão. E aqui estão eles:
Clássica combinação em preto, branco e vermelho.
Perfeitinha!
As variações com sapatilhas e scarpin para quem
não gosta de coturno também ficam muito bem!
A-M-E-I!! Cópia já! (rs!)
Echarpe fofa!
A prova de erros!
Adorei também! Amo misturar estampas!
Mais jovem e ousado.
Acho que tenho muitos preferidos... (rs!)
Além de looks incríveis, Ju também capricha no cabelo e sempre ensina como fazer penteados legais! Para visitar sempre: http://gloss.abril.com.br/blog/entre-topetes-e-vinis/
Ainda sobre o "Entre Topetes e Vinis", em um post recente foi mostrada uma entrevista com a linda modelo plus size e jornalista, Carla Manso (também vale conferir). Carla é dona de uma loja virtual para manequins acima 44, a Best Size (http://www.bestsize.com.br/), e visitando encontrei outras peças lindas, sugestão para quem está querendo roupa nova! Acima de R$ 200,00 o frete é grátis, e, além das roupas, também vende acessórios.
Algumas de que gostei:
Adorei o short!
Tarde de sábado.
Regata linda!
O verão vem vindo!
Uma outra sugestão é o programa "Esquadrão da Moda". Ajuda muito na identificação do que veste melhor. Assisto mais o da Discovery Home&Health, mas o apresentado no SBT pode ser melhor, pois mostra uma maneira mais brasileira de se vestir, e não aquele estilo meio duvidoso das americanas.
Beijos,
Camila Farias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário